quarta-feira, 8 de outubro de 2014

O EVANGELHO NO LAR


O Evangelho no Lar é, antes de tudo um encontro semanal com o objetivo de reunir a família em torno dos ensinamentos do Mestre Jesus, encontrados nos Evangelhos, à luz da doutrina dos Espíritos e sob a assistência dos Benfeitores Espirituais, sendo previamente determinado que ocorra sempre no mesmo dia e na mesma hora da semana. Dele podem participar crianças, ou apenas uma única pessoa da família. Pode-se também participar alguns convidados ocasionais, como amigos, parentes e outros conhecidos.
1º) Escolha um dia semanal e horário que possa fazê-lo com paz e serenidade.
2º) Depois, escolha um local da casa que seja tranquilo e arejado, como por exemplo a sala de jantar, e que esteja com os aparelhos eletrônicos desligados ( televisores, computadores, etc), evitando atender campainhas, telefones e celulares nesse momento.
3º) Coloque uma garrafa ou jarra com água sobre a mesa, para ser fluidificada (magnetizada). Pode-se colocar perto dela pequenos copos em número correspondente aos participantes. É preferível que tanto a garrafa e os copos sejam incolores e translúcidos.
4º) Faça uma prece de abertura pronta ou espontânea, mas que seja proferida com sentimento.
5º) Depois, faça a leitura de uma pequena mensagem reflexiva introdutória, como por exemplo a página de algum livro (Pão Nosso, Fonte Viva, Agenda Cristã, Sinal Verde, Minutos de Sabedoria, etc), fazendo um breve comentário sobre a mesma. Para se incentivar a participação dos filhos ou demais membros. Pode-se pedir que faça essa leitura da mensagem reflexiva, incentivando com carinho o seu comentário após a leitura
6º) Em seguida, faça a leitura de um tópico do livro 'O Evangelho Segundo o Espiritismo', seguindo a cada semana a sequência gradativa de suas páginas e capítulos, evitando abrir o Evangelho ao acaso, de forma oracular, senão algumas de suas partes jamais serão lidas.
7º) Faça um breve comentário. Alguma timidez inicial será vencida com o decorrer do tempo, e a faculdade em se comentar sobre o ensinamento surgirá espontaneamente, auxiliada pelos amigos e protetores espirituais.
8º) O diálogo estabelecido também entre os demais participantes torna-se altamente enriquecedor com as impressões compartilhadas sobre o assunto, podendo-se fazer relação com as situações vivenciadas no dia a dia que tenham pertinência com o tema em discussão. deve-se sempre manter a tônica do diálogo fraterno, para que se mantenha o pensamento elevado e as boas vibrações do ambiente.
9º) Faça uma prece de encerramento, agradecendo pela oportunidade, rogando pela paz, saúde, harmonia, união e felicidade de todos os familiares e amigos, encarnados e desencarnados. Peça também por todos os necessitados da Terra, os sofredores, os infelizes, os doentes e desamparados, as vítimas de guerras e desastres, etc.
10º) Por fim, distribua a água fluídica (magnetizada) entre os participantes.
*Obs.: Em um Evangelho com vários participantes, cada um pode ficar responsável por alguma dessas partes da reunião familiar. Sugere-se para uma melhor realização do Evangelho no Lar, as seguintes recomendações:
A) O tempo do Evangelho deve ser de preferência entre 15 a 30 minutos, para não ficar maçante;
B) Evite manifestações mediúnicas, como incorporações, psicografias, etc;
C) Evite suprimir a reunião por causa da presença de visitas, podendo mesmo convidá-las a participar;
D) Evite atender campainhas, telefones e celulares. com o passar do tempo, os seus conhecidos irão entender e respeitar esse sagrado momento de sua família;
E) No caso de vir a perder o dia do Evangelho, pode-se continuar na próxima semana, no mesmo dia e horário;
F) Se algum dia acontecer de nem todos os participantes poderem comparecer ao dia e hora marcados e, até mesmo, se houver apenas uma única pessoa, o Evangelho no Lar deve acontecer normalmente do mesmo jeito;
G) No caso de viagem, a família pode realizar o Evangelho onde estiver no mesmo horário. E já tendo em vistas esse acontecimento, é sempre bom avisar aos guias e protetores espirituais da família, através de uma oração, da necessidade desse rearranjo.
Paz e Luz em vosso coração!
(Texto extraído e adaptado do 'Roteiro do Evangelho no Lar do Instituto André Luiz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário